A Gestão de Frota e Equipamentos engloba, do ponto de vista organizativo, os seguintes serviços da divisão: gestão de recursos humanos, gestão de viaturas e das oficinas auto, gestão de resíduos urbanos e disponibilidade de meios no âmbito da Proteção Civil.
A divisão possui cerca de 100 colaboradores, distribuídos pelas suas diferentes áreas de atuação, e a frota do município é composta por cerca de 135 viaturas, incluindo-se aqui viaturas ligeiras, viaturas pesadas, viaturas de recolha de resíduos urbanos e máquinas de terraplanagem.
A manutenção e intervenção nas viaturas da frota municipal e nas caixas de recolha de resíduos é em grande parte realizada nas oficinas auto do município, excetuando-se algumas intervenções específicas, os serviços de chaparia e pintura e de estofador.
No caso da gestão de resíduos urbanos, é da responsabilidade dos serviços a gestão dos resíduos urbanos indiferenciados e da RESULIMA (Valorização E Tratamento De Resíduos Sólidos S.A.) a gestão dos resíduos valorizáveis, nomeadamente com a colocação e encaminhamentos dos resíduos depositados nos ecopontos.
Considerando a mais-valia ambiental e a correta deposição de resíduos, o município tem apostado também na aquisição de equipamentos de deposição seletiva, a par da substituição progressiva dos equipamentos de deposição indiferenciada existentes no concelho.
Todo este trabalho tem sido complementado com a elaboração de uma base de dados, que é regularmente atualizada, com referência à localização georreferenciada do equipamento, número atribuído, tipologia do equipamento e sua área de utilização/influência.
Para o sucesso dos investimentos e das linhas estratégicas a seguir, é fundamental o empenho e pró-atividade de todos, nomeadamente dos cidadãos, que são parte ativa e decisiva em todo o processo.
A consciente utilização dos equipamentos de recolha é fator primordial em qualquer sistema de gestão de resíduos, com repercussões na sustentabilidade dos mesmos.