Aliás, o Galo tornou-se mesmo na estrela da Feira depois dos Príncipes de Espanha, Filipe e Letícia, terem sido presenteados com um exemplar do símbolo de Barcelos e de Portugal.
Durante os primeiros três dias os profissionais que passaram pelo stand procuraram informações sobre o que fazer e o que visitar em Barcelos, facto que atesta a notoriedade das artes artesanais enquanto fatores de atracão turística, afigurando-se como produtos culturais diferenciadores e de enorme potencial em sede de turismo de experiências.
Estas informações foram solicitadas por muitos profissionais da área do turismo, com o intuito de procurar novos destinos com elementos diferenciadores, para oferecer aos clientes que provêm de países como a China, a Roménia, a Polónia e Espanha.
As dezenas de contactos efectuados deixam antever algumas novidades no que toca ao “packaging” do território para os próximos anos.
Também a promoção realizada no âmbito da iniciativa “Barcelos – Cidade do Vinho 2014” suscitou o interesse e a curiosidade de muito dos profissionais e do público.
Durante o fim de semana, a Feira foi aberta ao público em geral que, ao passar pelo stand de Barcelos, ficou encantado com a figura do Galo de Barcelos e pelo colorido das peças de artesanato.
As perguntas mais frequentes do público durante estes últimos dias de Feira tinham a ver com a origem do galo e a localização de Barcelos em Portugal.
Apesar da proximidade e da maior parte do público conhecer o Galo de Barcelos notou-se que ainda existe algum desconhecimento do produto “Porto e Norte de Portugal”. Os eventos gastronómicos e o turismo de experiências foram argumentos muito bem aceites pelo publico da Feira.
Globalmente, a recetividade das pessoas pelo produto local e regional foi muito positiva e a informação transmitida sobre Barcelos suscitou muito interesse e vontade para uma futura visita a esta região conhecida pelas suas ricas tradições.
Também muitos portugueses passaram pelo certame e pelo stand de Barcelos felicitando a participação do Município de Barcelos na FITUR e a excelente campanha promocional organizada, mostrando que Portugal e o território é muito mais que surf, praia, Porto e Lisboa.
Segundo dados da organização da FITUR este ano o certame recebeu cerca de 220 mil visitantes, entre profissionais e público em geral, durante os cinco dias da sua realização.