Em Barcelos, o inquérito decorrerá entre os dias 22 e 24 de maio e será conduzido por técnicos credenciados, em várias estradas nacionais do concelho, e acompanhados por forças de segurança.
Na sequência do concurso nacional e consequente adjudicação ao consórcio Atkins/Way2Go de um estudo sobre acessibilidades e mobilidade no Quadrilátero, vão iniciar-se os inquéritos às populações. O postulado base em que assenta a operação é o de que é a “mobilidade das pessoas e não dos veículos” que se assume como primordial, baseada numa estratégia planeada, económica e ambientalmente sustentável, de integração de infra-estruturas de transporte, de sistemas e de serviços.
Pretende-se, portanto, construir uma solução integrada para um sistema multimodal de transportes que seja eficiente, eficaz, seguro, acessível e sustentável, que apoie o desenvolvimento económico e social e que assegure uma mobilidade óptima à população residente na área dos quatro concelhos que constituem o Quadrilátero, apresentando soluções inovadoras para a inversão das tendências actuais.
A Operação Quadrilátero Mobilidade decorre, em primeiro lugar, da preocupação dos municípios quanto aos efeitos negativos que resultam dos actuais padrões de mobilidade, assentes numa utilização excessiva do transporte individual.
Na realidade, tem-se verificado nos últimos anos um aumento substancial da taxa de motorização, situação que contrasta, em simultâneo, com uma acentuada quebra na procura dos transportes públicos colectivos. Inverter este quadro, criando verdadeiras alternativas ao transporte individual, quer no plano intra-urbano quer no interurbano, é o desafio que se coloca e um dos principais objectivos desta operação.
Os municípios não ignoram, por exemplo, que o aproveitamento de algumas das infra-estruturas ferroviárias actualmente com deficiente rendibilidade poderia potenciar uma mobilidade sustentável. Sabe-se, de resto, que o transporte ferroviário, para além da comodidade, segurança, rapidez e fiabilidade que oferece, pode praticar um preçário socialmente interessante e assume-se, sob o ponto de vista energético e ambiental, como uma solução bastante eficiente.
Por outro lado, os actuais estrangulamentos nas ligações entre a vasta região que integra o Quadrilátero Urbano bem como desta a outros pólos, como a Área Metropolitana do Porto, aconselham uma mudança de paradigma e, eventualmente, uma aposta no transporte ferroviário, que poderia vir a revelar-se decisiva para o desenvolvimento económico e social da região.
O estudo a elaborar vai refletir sobre as condições de mobilidade sustentável, tanto aos níveis intra-urbano como interurbano, ambos fundamentais numa estratégia de criação de comunidades para os cidadãos, para as empresas e para as instituições em geral.
Nesse sentido, a operação é direcionada para estudar, criar e gerir sistemas de transporte integrados e gerar condições para a intermodalidade no Quadrilátero. Será levada a cabo através de uma metodologia que vai envolver os agentes do sector dos transportes, mas também a realização de diagnósticos prospetivos, o estudo de soluções inovadoras de transporte urbano e interurbano e a análise e implementação de soluções, infra-estruturais, de informação e organizativas, para a coordenação do sistema de transportes
Pretende-se conceber soluções globais, integradas e que considerem a multidisciplinaridade de factores críticos associados à problemática dos transportes – ordenamento territorial e desenvolvimento urbano – para a região no seu todo.
Neste contexto, e na prossecução do objecto de intervenção, o projecto é composto por três grandes áreas de actuação: plano integrado de mobilidade no Quadrilátero; modelação do sistema de transportes da área do Quadrilátero; criação de um centro inteligente de gestão da mobilidade.
Embora cada área de atuação tenha objetivos bem definidos, elas apresentam interligações indispensáveis à obtenção de um sistema de transportes multimodal, eficaz e eficiente. Apresenta ainda ligações a outros projectos do Quadrilátero.
Os estudos, projectos e soluções preconizados por esta operação têm uma abrangência territorial que integra a totalidade da área geográfica dos quatro municípios que compõem o Quadrilátero, sendo certo que os projectos vão incidir sobre dois níveis: o intra-urbano, em que a área de incidência se concentra nos perímetros urbanos, e o intermunicipal, o qual incide sobre a totalidade da área geográfica dos quatro municípios.