Renata Gomes, galardoada em Inglaterra pelos seus trabalhos de investigação na área das células cardíacas, tem procurado motivar os estudantes para a investigação e para o estudo das ciências e afirmar a educação como prioridade social.
Dirigindo-se aos alunos, Miguel Costa Gomes destacou o exemplo de Renata Gomes na dedicação à investigação, incentivando os jovens a seguir a formação e o conhecimento, lembrando que Renata Gomes é uma barcelense. “É uma honra para Barcelos que uma investigadora tão jovem se tenha afirmado desta maneira”, disse Miguel Costa Gomes.
Referindo a aposta do Município na Educação, uma área “determinante” para o futuro do concelho e do país, Miguel Costa Gomes garantiu a continuação do apoio da Câmara à RPC, incentivando a sociedade civil a corresponder também ao apelo da Escola para patrocinar financeiramente este e outros projetos escolares.
Jorge Saleiro, presidente do Agrupamento de Escolas, agradeceu o apoio da Câmara Municipal e afirmou que a Escola Secundária de Barcelos é uma “escola de projetos”, dando como exemplo, o arboreto ali existente, “uma marca distintiva, fator decisivo na configuração da nova escola” e prémio nacional do ambiente em 2009. A quinta edição deste projeto “afirma a qualidade desta Escola”, disse ainda Jorge Saleiro.
A RPC é um projeto criado pela Secundária de Barcelos em 2009. Tem como objetivos: fomentar o sentido de investigação dos alunos do 3º ciclo e secundário; desenvolver competências básicas e de ciclo através do trabalho prático laboratorial; impulsionar a divulgação e utilização do trabalho prático como estratégia de aprendizagem significativa; usar o trabalho prático laboratorial como instrumento de promoção da relação inter-pessoal entre alunos e professores de diferentes realidades escolares; criar uma rede de partilha de boas práticas entre as escolas da região do Minho
Em março de 2009, realizou-se o primeiro Grande Laboratório, um concurso de experiências inter-escolas que abrange estabelecimentos de ensino da região, desenvolvido pelos grupos disciplinares de Biologia/Geologia e Física e Química, em que os alunos são colocados “na pele de pequenos cientistas” e avaliados por um júri.
O projeto desenvolveu-se nos anos seguintes e, em 2012, os vencedores tiveram como prémio a colocação em vários centros de pesquisa, onde puderam acompanhar as diferentes áreas de investigação.
As temáticas diversificam todos os anos. Em 2013, o GL realiza-se a 7 de junho e terá como temas a água e a cidadania.