A primeira visita aos Paços do Concelho, a 23 de Janeiro, foi uma visita preparatória para os professores. A 25 de fevereiro, a primeira comitiva trouxe cerca de 80 polacos que participaram no intercâmbio promovido pela Associação Inter Cultural dos Amigos Da Mobilidade, no âmbito do programa Leonardo Da Vinci.
Este é um intercâmbio de alunos já ligados ao mundo do trabalho que através deste programa realizam estágios e ações de formação, onde adquirem e utilizam novos conhecimentos, competências e qualificações, por forma a facilitar o seu desenvolvimento pessoal, a sua empregabilidade e a sua participação no mercado de trabalho europeu. Este é um programa que visa também melhorar a qualidade e a inovação e aumentar o atractivo da educação e da formação profissionais, bem como a mobilidade.
A segunda visita aos Paços do Concelho, no dia 8 de março, contou com cerca de 90 alunos e 20 professores, vindos da Itália, Holanda, Polónia, Ucrânia e Eslovénia, no âmbito do programa Comenius, que encheu o auditório da Câmara Municipal de Barcelos.
Este é um programa destinado a promover intercâmbios, cooperação e mobilidade entre os sistemas de ensino e formação na comunidade, para que estes passem a constituir uma referência mundial de qualidade, englobando o ensino pré-escolar e escolar até ao final do secundário. Tem como objetivos sensibilizar os jovens e o pessoal docente para a diversidade das culturas europeias e ajudar os jovens a adquirir as aptidões e competências vitais de base, necessárias para o seu desenvolvimento pessoal, para a sua futura vida profissional e para uma cidadania activa.
Ainda integrado no programa Comenius, Armandina Saleiro, recebeu o terceiro e último grupo, a 13 de março, constituído por 40 alunos e professores da Alemanha e Croácia.
No final de cada visita Armandina Saleiro trocou presentes e lembranças com os responsáveis das escolas estrangeiras. Nestas visitas, a Vereadora do Pelouro da Educação, elogiou o trabalho desenvolvido pela Escola Secundária de Barcelos na concretização do programa e destacou o enriquecimento cultural e a importância deste tipo de ações na formação intelectual e cívica dos jovens.
Uma das caraterísticas destes intercâmbios tem a ver com o facto de os alunos acolherem nas suas casas os colegas estrangeiros, o que faz com que as famílias se envolvam neste programa e se enriqueçam mutuamente por via da partilha de culturas.