Realizou-se no dia 18, no Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, a primeira sessão local de apresentação do Estudo de Mobilidade Integrada, lançado em finais de 2010 pelo Quadrilátero Urbano para a Competitividade, a Inovação e a Internacionalização no âmbito das quatro cidades que o integram – Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão.
A sessão foi aberta pelo Vereador Alexandre Maciel que saudou os participantes e salientou a importância do estudo, na caraterização e diagnóstico e no lançamento de estratégias na área geográfica dos quatro municípios no âmbito da mobilidade.
Sendo uma plataforma de identificação, análise e conceção de orientações estratégicas para a criação de sistema integrado de transportes na área geográfica do Quadrilátero, o Estudo aborda várias temáticas no âmbito do planeamento territorial e de transportes, visando conhecer as dinâmicas instaladas em cada concelho e lançar uma estratégia comum para o desenvolvimento global do território, tendo em conta as especificidades de cada município e a heterogeneidade na ocupação do mesmo território.
Os trabalhos de elaboração do estudo organizam-se em quatro fases de acordo com o seguinte faseamento: Fase I – Preliminar (Prep. Trabalhos de Campo); Fase II – Caraterização e Diagnóstico; Fase III – Definição de Estratégia (fase atual); Fase IV – Final (Síntese).
Na fase em curso, estão a ser definidas estratégias de desenvolvimento de orientações e propostas de atuação, que contam com o envolvimento e a participação das várias entidades que desenvolvem a sua atividade neste território, como aconteceu com esta sessão e com as sessões previstas para Braga e para Famalicão.
No dia 22, às 14h30, realiza-se no Estádio Cidade de Barcelos um workshop participativo do Estudo, com todos os envolvidos nas reuniões locais, com vista à apresentação e recolha de contribuições que permitam perceber as necessidades específicas de cada atividade, em termos de mobilidade e acessibilidade.
Uma das principais conclusões saídas na primeira sessão aponta para um excessivo recurso ao automóvel e uma utilização reduzida dos transportes públicos, rodoviários e ferroviários, que representa cerca de dez por cento das deslocações da população residente nos quatro concelhos.
Como aspetos positivos, o Estudo menciona uma reduzida deslocação para o exterior dos quatro concelhos e um aumento das deslocações pendulares entre a população estudantil
As sessões são abertas à comunicação social e ao público em geral.