Os alunos provenientes de Angola, Moçambique, Brasil e Portugal fizeram uma visita a Barcelos no âmbito do curso, de forma a conhecer a atividade empresarial, o desenvolvimento do concelho e também a cultura e as tradições locais.
Depois de uma visita à Feira Semanal, Senhor da Cruz, Torre Medieval, Igreja Matriz e outros pontos de interesse na cidade os alunos foram recebidos pelo Presidente da Câmara, a quem colocaram questões sobre imagem da cidade de Barcelos e do concelho, bem como da gestão autárquica.
“O galo de Barcelos não é só de Barcelos, já é do mundo, porque é um símbolo nacional e procuramos promovê-lo da melhor forma”, incluindo na gastronomia local, referiu o Presidente da Câmara quando questionado sobre a marca Barcelos. Na gastronomia, aliás, as iniciativas que envolvem a figura do galo – como o galo assado – são sinónimo de sucesso, graças à qualidade dos pratos confecionados nos restaurantes barcelenses.
Quanto à gestão do Município, Miguel Costa Gomes referiu que “este executivo preocupa-se com o munícipe”, tendo como “bandeira a cidadania”. É dentro deste conceito que “tentamos resolver sempre os problemas que os cidadãos trazem à Câmara” e que se constrói a relação com as Juntas de Freguesia. “Criamos também um programa para que os presidentes de junta, que convivem e sabem melhor da realidade das freguesias, possam atuar da melhor forma, com o protocolo dos 200%”.
Foram ainda abordados neste encontro temas como o Quadrilátero Urbano, o tecido empresarial do concelho, onde se destaca o setor têxtil, a educação e a juventude.
No final do encontro foram trocadas algumas lembranças, tendo cada aluno levado para casa um galo de Barcelos.
MBA Atlântico
O MBA Atlântico é um projeto de referência, ligando três continentes (África, América Latina e Europa) e ancorado nos países de expressão portuguesa, com vista à construção de uma rede de líderes empresariais que escolhem o mundo da língua portuguesa como veículo de afirmação e concorrência à escala global.
O MBA Atlântico faz parte de uma rede mais alargada – a Católica Business Schools Alliance-, que tem como desígnio estratégico envolver as faculdades de economia e gestão das várias Universidades Católicas na criação e estabelecimento de escolas de negócios, com uma forte articulação com o tecido empresarial e em ligação com as sociedades locais.