Durante o evento, o Município leva a animação com a mascote do Galo de Barcelos, fará sorteio de vouchers de alojamento e três sessões de apresentação: apresentação da Festa das Cruzes 2015; apresentação do projeto “Ruralidade”; e promoção do Artesanato de Barcelos. Tudo marcado com os vinhos e a gastronomia, o Turismo Ambiental e Paisagístico, o Caminho de Santiago, as Festas Tradicionais e Romarias – com especial ênfase para as Festas das Cruzes -, não esquecendo a promoção das Artes e Ofícios Tradicionais do concelho.
A participação na BTL pretende proporcionar contactos com os agentes que integram a bolsa de contratação, através da participação em reuniões com compradores inscritos no programa “Hosted Buyers”, como forma de dinamizar toda a estrutura turística do concelho e estabelecer colaborações futuras.
Em 2014, a BTL registou 68.250 visitantes, o que significou um acréscimo de 5% face à edição de 2013 e recebeu mais de 35 mil profissionais do turismo, entre os quais 2.882 estrangeiros.