Por forma a promover hábitos de leitura junto dos alunos do 1º Ciclo, a valorizar a literacia e, consequentemente, a combater o insucesso e o abandono escolar, o Município criou o “Barcelos a Ler”, projeto inserido no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), desenvolvido no âmbito da CIM Cávado e cofinanciado pelo Portugal 2020.
Inserido no projeto, desde 2018, houve encontro com escritores e ilustradores, sessões de teatro, leituras encenadas, horas do conto, workshops de escrita criativa e vários ateliês, abrangendo a totalidade dos alunos do 1º Ciclo do concelho. E o resultado foi a edição de três volumes da coleção “Raimundo Canta Barcelos”, que, em verso, faz uma viagem pela história de Barcelos.
Ainda no âmbito do projeto “Barcelos a Ler”, foi desenvolvido o programa “Leituras e Aventuras na Filosofia – Projeto de Filosofia para Crianças e Jovens”, elaborado em parceria com a Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática (APEFP). Este projeto contou com a participação de 20 turmas e envolveu cerca de 400 crianças do terceiro e quarto anos de escolaridade. Do programa nasceu o livro “Leituras e Aventuras na Filosofia para Crianças”, que conta com trabalhos, textos e ilustrações, tudo produzido pelos alunos participantes.
O programa, que aposta no raciocínio, na criatividade, na capacidade de adaptação e na autossuperação, deveria ter sido concluído no ano letivo passado, mas, devido à Covid-19, acabou adiado para este ano.
“O Barcelos a Ler” constitui-se como um recurso educativo muito importante, criando e promovendo ambientes facilitadores da leitura e da escrita, através de um conjunto de ações articuladas com a comunidade educativa e com impacto muito direto na vida dos alunos e das famílias. A ação ‘Leituras e Aventuras na Filosofia’ é um exemplo concreto de um projeto diferenciador, que deixou um marca indelével na vida dos alunos, contribuindo para o seu sucesso académico e, sobretudo, pessoal ”, explicou a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, aquando da apresentação do livro “Leituras e Aventuras na Filosofia para Crianças”, no âmbito da Feira do Livro, terça-feira, 6 de julho.
Já o presidente da APEFP, Eugénio Oliveira, referiu-se ao projeto como uma “oportunidade dada aos alunos de usufruírem de uma atividade que promoveu o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, através do pensamento, da escrita e da leitura”.
O “Barcelos a Ler” contempla, ainda, a criação de um “makerspace”. Trata-se de uma “sala de leituras do futuro”, localizada na Biblioteca Municipal e equipada com painel interativo, computadores portáteis, computador para edição de vídeo, câmara fotográfica, equipamento de estúdio, máquina de corte de vinil, máquina de estampagem, máquina de costura e bordar e impressora 3D.