O Município de Barcelos está presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), de 16 a 20 de março. Trata-se de um regresso ao maior certame turístico realizado em Portugal, após dois anos de ausência devido às contingências da pandemia. A participação neste evento visa promover e divulgar os produtos turísticos estratégicos do concelho, nomeadamente o artesanato, a gastronomia, o enoturismo, e o património monumental, cultural e natural.
Nesta altura, a BTL é também um palco privilegiado para a promoção da Festa das Cruzes, a 1ª grande romaria de Portugal, e que regressa após dois anos de ausência. Aliás, este é um dos principais grandes eventos a acontecer a região do Porto e Norte, no contexto da retoma turística em curso.
Em termos de Turismo de Natureza, Barcelos vai mostrar a Rede de Percursos Pedestres no Município que já conta com perto de 80 km de percursos marcados, distribuídos por 7 trilhos diferentes.
Outras das apostas é a promoção do Turismo Gastronómico, através do programa “7 prazeres da Gastronomia”. Neste caso concreto, a comitiva barcelense vai dar a degustar o “Galo à moda de Barcelos”, no próximo dia 18 de março, pelas 14h30, em parceria com a Confraria do Galo de Barcelos, no espaço de degustação do Pavilhão do Porto e Norte no pavilhão 1.
A presença na BTL serve ainda para dinamizar a vertente do Turismo Criativo, através de ações de pintura do galo, no dia 19 de março, no contexto da animação do Stand do Porto e Norte.
Os operadores turísticos e os municípios presentes esperam que este seja o primeiro grande passo promocional para a retoma do turismo de experiências, no qual Barcelos tem um posicionamento bastante forte, enquanto Creative Friendly destination, no âmbito da Creative Tourism Network, e da Rede Mundial das Cidades Criativas da UNESCO, como Cidade Criativa no cluster do artesanato e arte popular.
Em Lisboa, o Município vai aproveitar para também promover o Caminho Português de Santiago, enquanto espinha dorsal deste cluster em Portugal, potenciando Barcelos como um espaço de excelência ao nível da cultura e hospitalidade jacobeia. Recorde-se que o território barcelense é o que mais estruturas de apoio efetiva ao peregrino tem.
Esta ação promocional visa, igualmente, apoiar os diversos agentes económicos ligados ao setor do turismo, designadamente os artesãos, as unidades de alojamento e de restauração e os agentes de animação turística.