Esta certificação consiste numa avaliação feita por um organismo certificador devidamente acreditado, a APCER, atestando que a instituição cumpre todos os requisitos da norma internacional ISO 9001, e que incorpora nas suas atividades importantes princípios de gestão, como a focalização nos clientes, liderança, envolvimento das pessoas e melhoria contínua.
Nas palavras que dirigiu aos diretores e chefes de divisão presentes nesta cerimónia simbólica, Miguel Costa Gomes, Presidente da Câmara, mostrou-se satisfeito “pelo reconhecimento e trabalho de todos os serviços para que esta certificação fosse possível”, frisando ainda “que este é apenas mais um passo para a certificação total dos serviços do Município”.
Numa primeira fase, e por se tratar de uma imposição legal avaliada anualmente pela ERSAR, o Município de Barcelos certificou, em 2013, o serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos, um setor chave para o ambiente e para a qualidade de vida dos munícipes.
Em 2014, e no seguimento desta vontade, o Município decidiu estender o seu Sistema de Gestão da Qualidade aos serviços de Turismo, Gestão Urbanística, Ação Social e Educação e, em 2015, aos serviços de Biblioteca, Fiscalização Municipal, Administração e Licenciamentos e Metrologia.
Ainda no âmbito desta certificação foram ainda certificados os serviços que são transversais a todo o Município e que, embora não prestem serviços diretamente ao cidadão, são parte integrante do Sistema de Gestão da Qualidade do Município já certificado e revelam-se fundamentais para o seu bom desempenho. São eles: Recursos Humanos, Contratação Pública, Gestão do Património. Sistemas de Informação e Gestão de Infraestruturas (Gestão de Frota e Equipamentos).