A palestra, proferida por Florinda Maciel, especialista da área do ensino especial, foi realizada no âmbito de um protocolo com a Unidade de Ensino Especial da EB 2,3 Rosa Ramalho. Florinda Maciel começou por realçar a importância do envolvimento da escola com a comunidade educativa, no sentido de melhor apreender as necessidades dos alunos com necessidades educativas especiais. Estes alunos “não devem ser encarados como um problema, mas como um desafio” para os professores e para toda a comunidade educativa, referiu Florinda Maciel.
Foi à volta deste conceito de desafio que a especialista desenvolveu a palestra, afirmando que as “necessidades educativas especiais não são um rótulo, mas uma exigência à própria escola para com os seus alunos, nas mais diversas caraterísticas”. Ou seja, “os professores e a escola têm adaptar as suas estratégias de ensino aos alunos” e atuar como um todo na relação educativa. Nesse sentido, “as unidades de ensino especializado são importantes, mas é também importante que os alunos que as frequentam possam conviver com outros alunos”, já que a escola só pode ser entendida como “uma escola para todos”.