Designação do projeto | Campanha de sensibilização intermunicipal para a recolha seletiva e compostagem domestica no Cávado
Código do projeto | POSEUR-03-1911-FC-000105
Objetivo principal | Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos
Região de intervenção | NUT III – Cávado
Entidade beneficiária | Comunidade Intermunicipal do Cávado
Data de aprovação | 31-10-2016
Data de início | 12-07-2017
Data de conclusão | 28-05-2019
Custo total elegível | 342 100,00 €
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER/FC –290 785,00 €
Apoio financeiro público nacional/regional | 51 315,00 €
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
Objetivo: Com o desenvolvimento da Campanha de Sensibilização Intermunicipal para a recolha seletiva e compostagem doméstica no Cávado, pretende-se através de um conjunto atividades sensibilizar para a importância da recolha seletiva e compostagem doméstica junto da população em geral e comunidade escolar no sentido da construção de um sistema ambientalmente mais sustentável.
Atividades: A Operação é composta por três componentes:
Componente 1 -Campanha de sensibilização para recolha seletiva
Componente 2 -Campanha de sensibilização para a Compostagem doméstica;
Componente 3 -Comunicação e Divulgação;
Para a implementação da Ação 1 -Sensibilização para a recolha seletiva em áreas piloto com entrega de ecopontos domésticos à população, foram adquiridos 5000 ecopontos domésticos, para serem distribuídos à população nas áreas piloto definidas. A nível de implementação da componente, associado à entrega dos compostores foi feita associada à realização da Ação ii.2 –Realização de palestas e workshops, tendo sido adquiridos 1650 compostores domésticos e distribuídos pelos Municípios do Cávado.
A nível de implementação desta ação foram em conjunto com os 6 Municípios do Cávado feita uma calendarização das palestras/ações de sensibilização sobre compostagem doméstica em escolas e junto da população em geral, onde os participantes recebiam o compostor doméstico, mediante preenchimento de ficha de inscrição e entrega do material de comunicação relacionado com a temática. Mais de 100 palestras de compostagem foram desenvolvidas na NUT III Cávado. A nível de produtos de comunicação e divulgação para a Campanha de Sensibilização Intermunicipal para a recolha seletiva e compostagem doméstica no Cávado, foram desenvolvidos um conjunto de matérias de comunicação. Foram desenvolvidos spots publicitários para replicação nos média locais, anúncios de jornal, para divulgação e sensibilização; Até à data de 31 de dezembro de 2018, foram feitas 16 publicações de Anuncio Jornal e 552 emissões dos Spots Publicitários, nas rádios locais; Foram realizadas um total de peças de teatro “A revolta dos Ecopontos” de 48 peças de teatro, 18 peças em escolas da NUT III Cávado entre fevereiro e Junho de 2018, 3 por município e 30 espetáculos entre Janeiro e março de 2019, no âmbito da reprogramação da operação que permitiu o reforço da ação; Flyers informativas sobre recolha seletiva: 8000 exemplares+3000 exemplares; Guia: 3000 exemplares.
A operação encerrou física e financeiramente antes da data de conclusão prevista, uma vez que foram concretizadas todas as atividades prevista atempadamente e antes do fim efetivo, e consequentemente foi também possível executar financeiramente todas despesas previstas.