Ao nível dos jardins-de-infância e do 1.º ciclo, a Plataforma vai gerir os serviços de refeição, a acção social, o Regime da Fruta Escolar e as AEC’s. No 2.º e 3.º ciclos e no ensino secundário, este novo instrumento vai gerir os transportes.
Todos os agentes envolvidos nestas actividades (Câmara Municipal, direcções dos Agrupamentos de Escolas, empresas transportadoras e Instituições Particulares de Solidariedade Social) vão ter acesso à plataforma informática através de uma password, que lhes permitirá fazer a gestão dos serviços em tempo real.
Mas também os encarregados de educação serão abrangidos por esta Plataforma. Por exemplo, cada encarregado de educação faz a aquisição prévia dos serviços através de transferência bancária – com o cartão multibanco vai ser possível fazer o pagamento de todos os serviços que o educando possui.
Neste momento, estão a ser preparados os regulamentos, que serão, depois, analisados pelos agentes educativos e aprovados no Conselho Municipal de Educação e nos órgãos autárquicos.
A vereadora do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Barcelos considera que este instrumento de trabalho “permite uma gestão mais rigorosa dos recursos”. Na apresentação da Plataforma, que teve lugar nos Paços do Concelho, no dia 5 de Julho, Armandina Saleiro sublinhou a necessidade de “colaboração das IPSS’s, das direcções dos Agrupamentos, das transportadoras, das associações de pais e das autarquias – parceiros neste projecto – no sentido da melhoria das condições educativas dos nossos alunos”.
A sessão de apresentação da Plataforma foi precedida por um conjunto de reuniões sectoriais com as transportadoras, com as IPSS’s (para o serviço de refeições) e com os representantes dos Agrupamentos escolares. Concretamente, as transportadoras concordaram em continuar com as acções de formação junto dos alunos e mostraram abertura para a implementação de hábitos de mobilidade em transporte público, nomeadamente da população estudantil, efectuando a oferta nos meses de verão (Julho e Agosto) de um conjunto de viagens para as zonas de praia; mostraram, também, abertura para a participação em acções no âmbito do projecto “Cidades Educadoras”.
Todos os parceiros fizeram “uma avaliação muito positiva do ano lectivo que findou e mantêm a expectativa de uma melhoria continuada na prestação destes serviços”, referiu ainda a vereadora Armandina Saleiro.