Barcelos tem passadeira vermelha em todos os corredores da BTL, com a presença de um galo gigante na entrada do pavilhão 1, onde se encontram os destinos nacionais. Não há quem resista ao charme e encanto do Galo “falante e divertido”, que brinca e “empurra” multidões para o stand do Município de Barcelos. Este ano, a mascote tem alguns truques na manga e promete surpreender quem por lá passar de 2 a 6 de março.
A Câmara Municipal de Barcelos aposta mais uma vez na imagem do Galo de Barcelos como argumento de notoriedade e de visibilidade do território, utilizando para o efeito uma forte dinamização com a mascote, com a presença de um galo gigante na entrada do pavilhão 1, onde se encontram os destinos nacionais. Esta ação é extensiva à totalidade da feira.
Por outro lado, aposta na promoção da Festa das Cruzes, potenciando o excursionismo e a visitação a esta que é uma das principais romarias de Portugal. Promove-se ainda a gastronomia e os vinhos, corporizados na semana gastronómica do Galo e das Papas, que terá lugar de 4 a 13 de março, apostando fortemente no posicionamento do território como espaço de exceção gastronómica no contexto do programa Minho, Capital Europeia da Gastronomia. Barcelos promove ainda o Turismo de Natureza, através do Programa Touring Barcelos, fazendo sobressair a excelência e dinamismo do território neste registo.
Para além destas mensagens centrais em sede de promoção turística, a Câmara Municipal de Barcelos visa naturalmente chamar atenção para as rotas de Artesanato, Turismo de experiências e riqueza do território em termos de eventos, tradição e património, com o intuito de captar fluxo de touring ao Norte para Barcelos e chamar a atenção dos buyers do Porto e Norte para as particularidades e fatores de diferenciação do território, elencados no slogan “Barcelos, cidade viva, intensa e criativa”.
Depois da presença na feira de Turismo de Antuérpia, na Bélgica, o Município de Barcelos aposta na participação mais uma vez na Bolsa de Turismo de Lisboa, numa ação que resulta da concertação com os agentes locais do setor, nomeadamente no registo do turismo no espaço rural, estabelecimentos hoteleiros e alojamento local, para além dos restaurantes e produtores de vinho.
Alguns destes agentes marcarão presença no stand na promoção das suas unidades e alguns do setor dos vinhos irão desenvolver ações de prova e experimentação do produto no certame. Oferecerão ainda vouchers de experimentação do produto, desde a gastronomia, vinhos e alojamento, numa ação concertada com o Município. Estes vouchers serão sorteados no espaço do Minho, no âmbito da participação concertada da Comunidade Interurbana do Minho.
O Município adota assim uma estratégia de trabalho em rede, envolvendo os agentes do território e estabelecendo pontes com as instituições da região na promoção integrada do território minhoto. Estratégia esta que tem, como é reconhecido, obtido resultados importantes na dinamização do turismo no território.