Esta campanha tem uma dupla função: por um lado é um apelo à separação de resíduos, com evidentes ganhos ambientais e, por outro, contribuir para uma imagem da Feira Semanal como um espaço limpo e asseado, respeitado por todos e que contribua para que cada vez mais pessoas frequentem aquela que é a uma das mais emblemáticas feira tradicionais do país e um dos principais atrativos da cidade à quinta feira.
A primeira destas ações de sensibilização realizou-se na quinta-feira, dia 17 de janeiro, com a distribuição de panfletos junto dos feirantes, para elucidar este problema e desconstruir a ideia de lixo como algo sem valor e substituí-la pela noção de resíduo, cujas matérias-primas devem ser aproveitadas e valorizadas com a sua reintrodução no processo produtivo, ou seja, reciclando os materiais sem utilidade para novos usos.
Para além de relembrar os procedimentos de triagem e acondicionamento para a recolha seletiva de papel, embalagens de plástico e vidro, esta ação pretendeu esclarecer sobre o processo de colocação de um objeto no ecoponto até à sua reintrodução no processo produtivo.