A freguesia de Abade de Neiva passou a dispor de um “Espaço do Cidadão”, resultado de uma parceria entre a autarquia e a AMA – Agência para a Modernização Administrativa.
Presente no ato de inauguração deste serviço (dia 13), Mário Constantino, Presidente da Câmara Municipal, congratulou “a Junta de Freguesia pela vontade e resiliência no processo que conduziu à concretização do projeto”.
Fátima Madureira, Presidente do Conselho Diretivo da AMA, enalteceu as sinergias criadas entre todas as entidades envolvidas, esperando que este sirva da melhor forma as populações.
Por seu lado, David Torres, Presidente da Freguesia de Abade de Neiva, manifestou-se satisfeito pela inauguração deste espaço referindo “ser um passo importante para os abadenses. Todos irão beneficiar deste serviço, não só os residentes mas também todos os que diariamente passam por esta freguesia, onde estarão concentradas várias valências e onde podem ser tratados vários assuntos administrativos”.
Espaço do Cidadão em Abade de Neiva
Instalado no edifício da Junta de Freguesia, o Espaço do Cidadão vai funcionar como um balcão único, proporcionado o acesso a múltiplas valências e serviços públicos digitais por meio de atendimento técnico assistido, como, por exemplo, tratar da carta de condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros.
Além de proporcionar um maior conforto e comodidade aos utentes, permitindo tratar de vários assuntos num mesmo espaço, o objetivo é aproximar o Estado das pessoas, potenciando a inclusão, mas também a redução de custos e a eficiência através da partilha de recursos, plataformas e infraestruturas.
Este novo espaço terá uma oferta de atendimento complementar à prestação digital de serviços públicos. Para além disso, uma das dimensões fundamentais do projeto dos Espaços Cidadão é a da promoção da literacia digital da população, a qual é garantida através do modo muito específico de atendimento – o atendimento digital assistido – com o qual se procura, de forma pedagógica, capacitar o cidadão a interagir digitalmente com a Administração Pública.