A freguesia de Lijó passou a dispor de um “Espaço do Cidadão”, resultado de uma parceria entre a Junta de Freguesia e a AMA – Agência para a Modernização Administrativa. A inauguração, que decorreu ontem, contou com o habitual descerrar da placa comemorativa, na presença da Vereadora, Mariana Carvalho, e do Presidente da Junta, Filipe Oliveira.
Este é já o 19.º Espaço Cidadão a ser inaugurado no concelho de Barcelos. De salientar, que o Município de Barcelos, em conjunto com a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, apresentou ao PRR pedido de financiamento para a criação do “Espaço Cidadão” nas restantes freguesias do concelho.
Presente no ato de inauguração deste serviço, Mariana Carvalho, Vereadora da Câmara Municipal, destacou a importância deste serviço, que permite uma maior e imprescindível proximidade, aumenta a qualidade do atendimento público e valoriza o cidadão como parte integrante do modelo de organização territorial. “Os cidadãos devem poder resolver os seus assuntos na proximidade onde vivem, com pessoas que conhecem melhor, sendo que isso facilita o tratamento de alguns assuntos mais delicados”, disse.
Filipe Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia de Lijó, manifestou-se satisfeito pela inauguração da nova valência, situada do Largo da Igreja. “É um passo importante para Lijó. Permite tratar de vários assuntos no mesmo espaço, num equipamento de proximidade, onde o serviço será prestado com rigor e simpatia”, garantiu.
A criação de mais este Espaço Cidadão marca o início de uma nova fase, não só para os habitantes de Lijó, mas também das restantes freguesias do concelho, que passam a usufruir de um espaço centralizado para tratar com maior facilidade de diversos assuntos administrativos. Entre os serviços disponíveis estão a renovação do Cartão de Cidadão, revalidação, substituição e emissão de 2.ª via da carta de condução, consultas à Segurança Social e muitos outros procedimentos.
Espaço Cidadão em Lijó
Instalado no Largo da Igreja, junto à Junta de Freguesia, “o Espaço Cidadão funciona como um balcão único, proporcionando o acesso a múltiplas valências e serviços públicos digitais por meio de atendimento técnico assistido, como, por exemplo, tratar da carta de condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros.
Além de proporcionar um maior conforto e comodidade aos utentes, permitindo tratar de vários assuntos num mesmo espaço, o objetivo é aproximar o Estado das pessoas, potenciando a inclusão, mas também a redução de custos e a eficiência através da partilha de recursos, plataformas e infraestruturas.
Este novo espaço terá uma oferta de atendimento complementar à prestação digital de serviços públicos. Para além disso, uma das dimensões fundamentais do projeto dos Espaços Cidadão é a da promoção da literacia digital da população, a qual é garantida através do modo muito específico de atendimento – o atendimento digital assistido – com o qual se procura, de forma pedagógica, capacitar o cidadão a interagir digitalmente com a Administração Pública.
Neste novo balcão, os cidadãos podem, por exemplo, tratar da carta de condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre outros”.
Este Espaço Cidadão está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 15h00 às 18h00.